Você sabia que 70% dos acidentes sofridos por pessoas acima dos 60 anos são quedas, e 80% delas ocorrem dentro de casa? O que era para ser um ambiente seguro, acaba sendo a maior armadilha para os idosos, muito por conta do seu relaxamento natural e por se sentirem mais “acomodados”. 

Mesmo conhecendo cada detalhe daquele lugar, desde a pintura da parede da sala com catalisador para tinta, as pessoas ainda correm sérios riscos de sofrerem algum tipo de acidente, devido a sua fragilidade e a mobilidade cada vez mais limitada. 

Idosos não possuem o mesmo vigor e os ossos são cada vez mais frágeis, o que leva a quedas mais frequentes. Isso se agrava ainda mais quando falamos de uma casa de dois andares ou que possui escadas. 

Ter uma escada na sua residência pode ser um empecilho enorme para qualquer pessoa acima dos 60 anos, e não apenas para elas, pessoas com qualquer tipo de deficiência também acabam se sentindo deslocadas e limitadas quando veem em sua frente qualquer tipo de escada. 

Mas saiba que não é preciso fazer nenhuma loucura montando uma rampa para tornar sua casa acessível, existe um aparelho que pode te ajudar nessa jornada: a cadeira elevador. 

No texto de hoje, iremos falar para você, tudo o que precisa saber sobre a cadeira elevador e porque ela pode ser considerada como a grande solução de seus problemas, bora conferir? Então vamos lá!

O que é a cadeira elevador?

A cadeira elevador se trata de um equipamento de segurança instalado nas escadas que tem como principal objetivo, transportar um passageiro de cada vez até o topo ou o final da escada, de maneira completamente automática. 

De forma resumida, é uma cadeira instalada nas escadas e que transporta uma pessoa idosa, com deficiência física ou que possui qualquer tipo de mobilidade reduzida, levantando ela sobre os degraus através de trilhos, e fazendo com que ela alcance a outra extremidade da escada. 

Esse equipamento é extremamente fácil de manusear, extremamente prático e seguro, ele fica instalado ao lado da parede o que não prejudica a circulação e nem o desenvolvimento da escada, simplesmente, é uma forma das pessoas que precisam, conseguirem usufruir de toda a casa de maneira geral. 

Se algo importante está incluso no segundo andar, como o quarto da própria pessoa, a luminária de emergência ou qualquer outro ambiente, a cadeira elevatória faz essa transição de andares e permite que mesmo com baixa mobilidade, seja possível uma pessoa circular pela casa toda. 

Qual a sua importância?

Se você mora em uma casa onde possui alguém que tenha mobilidade reduzida, a cadeira elevador é considerada como um item obrigatório, o direito de ir e vir está presente na Constituição, dessa forma, é um direito dos idosos, deficientes ou qualquer pessoa que possua baixa mobilidade, que elas possam ir até o local que quiserem.

O livre acesso ajuda no aumento da autoestima, também auxilia na independência, e traz um ambiente muito mais acessível e confortável para essas pessoas, que podem se locomover sem a ajuda de terceiros por todos os ambientes da casa. 

Quais são suas vantagens?

São inúmeras as vantagens de utilizar a cadeira elevatória, entre elas, podemos destacar a segurança, a autonomia das pessoas com baixa mobilidade, a alta durabilidade e a fácil instalação e adaptação. 

Esse é um equipamento relativamente simples, e é tão fácil e essencial, que acaba sendo um item comum dentro da sua casa, assim como alguns conectores elétricos, eles estão lá, são importantes, possuem suas vantagens e são praticamente imperceptíveis. 

Como escolher o equipamento?

Se você se interessou e quer colocar esse equipamento dentro da sua residência, temos algumas recomendações que devem ser seguidas, o primeiro é avaliar o tipo de escada e qual cadeira comprar de acordo com aquele estilo, ela possui curvas? Ou é totalmente reta?

Após verificar o seu estilo, procure fornecedores e empresas que sejam referências dentro dessa área, faça uma comparação de preços, qualidade do material, garantias, e outros fatores fundamentais. 

Tenha em mente que, uma cadeira elevador custa cerca de  R$15 mil até R$45 mil dependendo do modelo. 

Por fim, tire todas as suas dúvidas com o técnico, verifique se ela está bem instalada e faça alguns testes, no começo pode ser estranho, mas com o passar do tempo você vai ver o quanto a cadeira elevatória é fundamental para a sua residência. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *