Descubra quatro itens que não podem faltar na dieta de um diabético

Com 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos diagnosticadas com diabetes, o Brasil é o quinto país com mais incidência da doença pelo mundo — ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Isso mostra que existe a necessidade não apenas da prevenção, mas também de sua manutenção: é preciso que todos saibam como lidar com a diabetes, desde o conhecimento das causas e dos tratamentos da doença, até o que as pessoas que convivem com a doença podem ou não comer.

Por isso, saber o que comprar no supermercado é fundamental se você tem ou é alguém que convive com um diabético: a dieta pode ser a diferença entre ter ou não uma boa qualidade de vida. E você vai descobrir que incluir fibras e vegetais frescos é a chave para uma boa dieta para quem tem diabetes.

Descubra agora quais são os melhores alimentos que devem ser incluídos na dieta de um diabético!

Como deve ser a dieta de quem tem diabetes?

Apesar das exceções que devem ser feitas, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que  a dieta da pessoa que tem diabetes deve ser como a de qualquer outra pessoa: variada e equilibrada.

Porém, é necessário prestar atenção aos carboidratos: até mesmo as frutas mais comuns podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é necessário evitar o consumo excessivo de gordura — que pode causar o aumento da glicose no sangue — e optar pelos alimentos classificados como “magros”: proteínas, como leite e derivados com baixo teor de gordura, ovos, peixes e frango.

O que incluir na dieta de quem tem diabetes?

Os melhores alimentos para pessoas com diabete são os seguintes:

  • Frutas frescas

Laranja, banana, pera e maçã: todas essas frutas são ótimas opções para diabéticos consumirem. A dica aqui é não transformá-las em sucos, pois comê-las em seu estado natural ajuda também no consumo de fibras, algo que todo diabético deve comer para controlar sua glicemia.

Evite comer mais do que três porções por dia. Com o excesso de consumo, os carboidratos presentes nas frutas podem causar o efeito contrário e aumentar a glicose no sangue.

  • Vegetais frescos

Assim como as frutas frescas são fundamentais para a dieta de quem tem diabetes, os vegetais frescos são de grande importância para o seu dia a dia.  Alface, tomate, vagem, abobrinha e acelga, por exemplo, possuem diversos minerais, vitaminas e fibras que ajudam na produção de hormônios que controlam a diabetes.

  • Cereais integrais

Arroz integral, aveia, quinoa e milho estão entre as opções de cereais que devem ser incluídos na dieta dos diabéticos. Isso porque eles são ricos em fibras e, por ajudarem a sintetizar os carboidratos, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue — evitando o aumento da glicemia.

Esses cereais também ajudam na prevenção de outras doenças, como obesidade e problemas arteriais que, somados à diabete, podem prejudicar a qualidade de vida de qualquer pessoa.

  • Proteínas magras

Frango, ovos, peixes, frutos do mar e tofu possuem baixo índice glicêmico e ajudam na produção de hormônios, como a insulina. Esses dois benefícios fazem dessas proteínas ótimas opções para incluir na dieta de quem possui diabetes: eles ajudam a controlar a doença, baixando os níveis de glicose no sangue.

Por isso, consumi-las diariamente, no almoço e no jantar,  é fundamental para quem possui diabetes.

Lembre-se sempre que, mesmo que existam alimentos que pareçam ser um consenso entre os médicos e especialistas, é necessário ter um acompanhamento com um especialista antes de decidir qual será a dieta da pessoa com diabetes. Assim, será possível evitar possíveis agravamentos e garantir uma boa qualidade de vida.

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