A internet é um considerado um marco histórico no mundo inteiro, ela mudou por completo a nossa forma de se relacionar, comunicar e até mesmo viver, atualmente, conferir algumas notícias, pesquisar sobre os principais aditivos químicos, ou qualquer outra facilidade, é feita de forma muito mais simples através desta tecnologia. 

Entre os milhares de novos hábitos que adquirimos dentro do mundo virtual, um dos principais é a mudança na nossa jornada de compra. Ir até um shopping ou uma loja no centro da cidade e procurar aquele produto que tanto deseja se tornou algo do passado. 

Nos dias de hoje, grande parte das pessoas realiza suas compras somente pela internet, independente do produto, com isso, as lojas virtuais, também conhecidas como e-commerce crescem cada vez mais. 

Para se ter uma noção do seu impacto, em 2021, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R $161 bilhões, o maior da história do Brasil, com um crescimento de cerca de 26,9% em relação ao ano anterior, e isso deve aumentar ainda mais. 

Com todo esse impacto, muitas pessoas querem conhecer mais sobre esse setor que só cresce, afinal, existe um tipo específico ou as lojas virtuais possuem uma grande variedade?

No texto de hoje, separamos quais são os tipos de e-commerce mais recomendados, quer descobrir? Então confira abaixo!

 

E-commerce para B2B

O primeiro tipo de e-commerce que podemos destacar é o famoso B2B ( business to business), para quem não conhece, esse é um termo que representa “empresa para empresa”, e se trata da venda de produtos e serviços entre dois negócios. 

Essa é a famosa estratégia de fornecimento, sempre que uma corporação estiver negociando produtos com outra empresa, é considerado como uma tática B2B. 

O e-commerce para essa área ajuda a ampliar os canais de comunicação e é uma ótima ferramenta para quem deseja, ou encontrar novos fornecedores para a sua empresa de balança antropométrica, ou contratar um serviço logístico, por exemplo. 

 

E-commerce para B2C

O B2C ( business to consumer), é o tipo padrão de montar um e-commerce,  ou seja são os produtos oferecidos de uma empresa até o seu consumidor, se você tem o costume de comprar produtos pela internet, saiba que se engloba no e-commerce B2C.

Roupas em grandes lojas virtuais como Renner ou Riachuelo, eletrônicos na Kabum, roupas esportivas como na Centauro, são alguns exemplos de e-commerce B2C, sendo considerado o mais famoso e utilizado. 

 

E-commerce para C2C

O C2C (customer to customer), passou a se popularizar muito por conta da expansão do e-commerce, antes, não era tão comum uma pessoa vender até outra pessoa, enquanto graças as lojas virtuais, isso acabou se popularizando bastante. 

Se você quer vender seus produtos usados ou até mesmo novos, mas não possui uma empresa e se enquadra como pessoa física, esse é o tipo ideal para você.

Plataformas como Mercado Livre, Enjoei e OLX, são ótimas para anunciar seus produtos, até mesmo um brechó em alguma página das suas redes sociais, ou qualquer forma de venda lucrativa de consumidor para consumidor, é caracterizado como um e-commerce C2C. 

 

M-Commerce

Você sabia que 62% dos brasileiros fazem suas compras online exclusivamente pelo celular? Enquanto mais de 85% têm o hábito de comprar pelo seu dispositivo móvel? Muitas pessoas não possuem computadores, o que torna o celular, a única plataforma de acesso e compra que eles possuem. 

Dessa forma, é preciso otimizar a venda de sua empresa de manutenção de compressores para o mobile e é aí que entra o M-commerce, ou Mobile Commerce. 

Esse é um tipo de e-commerce que monta uma interface amigável e uma plataforma totalmente voltada para as vendas para dispositivos móveis, tudo é pensado e planejado para que toda a jornada de compra ocorra através do celular. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, quais desses tipos você mais gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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