Geralmente, uma das palavras que mais são utilizadas dentro do meio digital é, sem dúvidas, engajamento. Afinal, essa palavra por si só já evidencia que algo realmente está fazendo a diferença. Dentro do ambiente empresarial, significa que a sua equipe está unida e seguindo pelo mesmo caminho. 

Contudo, pensar em motivação e engajamento parece ser algo que não se relaciona, mas pelo contrário, são termos essenciais, tanto quanto um carrinho plataforma, por exemplo. Sendo assim, é importantíssimo saber a importância que esses conceitos têm.

Por isso, esse artigo trouxe a dualidade que existe entre motivação e engajamento, além da importância que esses conceitos têm no seu meio de atuação. Ficou curioso para saber? Continue lendo e não esqueça de compartilhar esse post!

O que é motivação? 

Como o próprio nome retrata, motivação é um estado emocional que pode ser alterado por fatores internos, relacionados entre si, sendo tanto físicos quanto psicológicos, que alteram esse estado a partir da movimentação de situações que podem influenciar nesse processo.

Ou seja, motivação é tudo aquilo que deixa um indivíduo mais empolgado ou até mesmo feliz em realizar uma atividade. Um funcionário pode se sentir motivado a trabalhar em um setor que ele realmente se identifique, por exemplo.

Isso traz uma vertente diferenciada e evidencia que o responsável pelo setor verifica se seus funcionários realmente estão confortáveis em desempenhar aquele papel e também que estão dispostos a ajudar ainda mais no desenvolvimento daquela empresa.

O que é engajamento?

Sendo uma palavra altamente utilizada atualmente, o engajamento é um meio de influência externa que pode variar de acordo com a sua demanda, ou seja, é o estabelecimento de um relacionamento entre as pessoas e uma marca. 

Para isso, é importante que vários quesitos sejam levantados, inclusive a própria identificação com aquele símbolo. Em outras palavras, o “vestir a camisa”, que realmente pode ajudar uma equipe a se sentir mais pertencente a uma empresa, principalmente com o uso de uniformes profissionais, por exemplo.

Por isso, o engajamento é uma ferramenta extremamente importante e que vai agregar importantes valores para um grupo ou indivíduos que consomem uma marca em específico, sendo muito mais que uma marca, mas uma experiência de vida. 

A importância de engajamento e motivação 

Em geral, é importante ter seus colaboradores motivados e engajados, afinal é uma combinação perfeita que traz excelentes resultados. Mas não apenas eles, todo o corpo que gira em torno de uma empresa precisa ter esses dois essenciais componentes. 

A fim de garantir que a sua estabilidade de mercado possa ser estável, é importante ter o seu público engajado e motivado, pois assim é possível ter uma boa experiência e fazer com que os seus resultados de mercado sejam melhores ainda do que os esperados. 

Sendo assim, funciona como um sistema de automação, fazendo com que processos, inclusive campanhas de marketing, sejam mais facilmente aceitas pelo público. Além disso, os próprios funcionários se sentem mais integrantes do seu ambiente empresarial. Isso faz uma total diferença e garante que esse processo possa ser bem aproveitado por todas as partes integrantes.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.