Existe revestimento ideal para banheiros?

O banheiro é o cômodo da casa com mais peculiaridades quando se pensa em reforma. A umidade em excesso, proveniente do vapor do chuveiro e demais aspectos que contribuem com ela, precisa ser considerada.

Porém, escolher os revestimentos para banheiro é mais simples do que se imagina. Como a umidade é um problema previsto, se faz necessário usar um material impermeável, e a resposta é a cerâmica.

Além da fácil manutenção, a cerâmica impede questões como perda de brilho, acúmulo de bactérias e de água, além de promover maior segurança.

Para te ajudar a entender como o revestimento nesse tipo de material pode trazer inúmeros benefícios, elencamos 5 características da cerâmica que não te deixarão errar ao escolher o que comprar para a sua reforma.

Pegue o bloco de notas para fazer suas anotações e boa leitura!

Segurança

A cerâmica possui um esmalte que causa à superfície um efeito chamado de superfície vitrificada, ou seja, o material tem zero de porosidade, impedindo que a água o invada.

Essa proteção vai dificultar que infiltrações e até problemas estruturais aconteçam. Além disso, há peças de cerâmica que duram anos e podem suportar toneladas, desde que sejam feitas com qualidade.

Devido ao fato de o banheiro ser uma área molhada, o acabamento do piso de cerâmica merece atenção para evitar que seja escorregadio. Por isso, o acabamento mate é a melhor opção, pois gera atrito e diminui as chances de acidente.

A cerâmica ajuda a proteger as paredes, e quanto menor for a linha de rejunte, melhor. A cerâmica não molha, mas o rejunte sim, o que pode acarretar em bolor, estufamento do material e danos à estrutura.

Versatilidade na decoração

Outra vantagem da cerâmica é o fato de ser um material de fácil manuseio. Essa característica facilita a existência de diferentes modelos disponíveis para compra.

Existem alguns tipos que imitam a madeira, o cimento queimado e trazem até traços mais rústicos da própria cerâmica. Cabe a você ver qual combina mais com seu banheiro.

Além do revestimento em si, a cerâmica também pode agregar com elementos próprios para a decoração, como vasos, bancadas e lavatórios.

Há ainda a técnica de relevo 3D, que pode ser feita com esse material. Esse tipo de decoração garante profundidade e elegância, sem precisar apelar para outros elementos.

As pastilhas de cerâmica também combinam muito com o banheiro e quase não necessitam de rejunte, com linhas bem mais finas, que são mais apropriadas para o banheiro.

Do clean ao mais cheio de detalhes, seja rústico, clássico ou contemporâneo, sempre há uma opção em cerâmica para te atender. 

Por ser versátil, ela sempre vai combinar com outros objetos, como plantas, toalhas, peças em macramê e caixas de madeira. Tudo depende do objetivo do cômodo e das escolhas de decoração que você fizer no planejamento de reforma.

Tons terrosos e degradê têm chamado a atenção dos consumidores, pois ajudam a manter o equilíbrio no espaço, além de trabalharem a profundidade do ambiente. 

O banheiro fica aconchegante, ponto importante sobretudo quando há chuveiro ou banheira, pois os usuários passarão mais tempo dentro dele.

Economia

Além das questões técnicas, ainda há o fato de a cerâmica ser um material mais barato em relação a outros no mercado e, devido à sua durabilidade, não necessita de reparos constantes. 

Ela não descola com facilidade e não apodrece quando em contato constante com a água. Com isso, seu custo-benefício acaba compensando bastante.

Sua manutenção também não é cara, já que é fácil limpar e não carece de produtos específicos. Com detergente neutro, água e uma escova propícia, é possível fazer a limpeza, sem causar danos.

Consulte sempre um decorador ou arquiteto antes de investir na reforma, para saber as quantidades corretas que devem ser compradas, evitando, assim, desperdiçar dinheiro ou material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *