Adrenalina e natureza juntos são o melhor remédio para o estresse do dia a dia. Conheça 5 modalidades que você deve experimentar

A adrenalina é um hormônio liberado na corrente sanguínea para manter o corpo em alerta durante momentos de grande esforço físico e estresse. Mas o mais interessante é que ela também pode ser um remédio contra o estresse, porque também dá uma sensação de prazer e de relaxamento quando passa.

Os esportes de aventura, como motocross, rafting, paraquedismo, arvorismo e  trekking, costumam ser cheios de adrenalina, e esse estímulo natural é um dos motivos pelos quais as pessoas amam tanto essas modalidades. 

Se forem praticados na natureza, melhor ainda, pois estar ao ar livre estimula a produção de endorfina e de serotonina, outros hormônios relacionados ao prazer e ao bem-estar. Quer experimentar algumas modalidades e, quem sabe, até se apaixonar por um novo esporte do tipo? Fizemos uma lista com algumas ideias.

Motocross

O motocross é uma modalidade de motociclismo off road, ou seja, em estradas de terra, geralmente em alta velocidade. Há trilhas e pistas para todo tipo de piloto, do amador ao profissional. As motos precisam ser adaptadas, mas é possível alugar os veículos se você quer só experimentar.

Existem competições internacionais em pistas famosas em todo o mundo, mas aquela área bonita e cheia de verde perto da sua casa pode ser um bom lugar para começar. Lembre-se de nunca ir sozinho e usar todos os equipamentos de segurança recomendados. Contratar algumas aulas pode ser uma boa ideia.

 

Rafting

O rafting é uma opção para quem gosta de esportes aquáticos, mas também de adrenalina, afinal você vai enfrentar corredeiras de rios em um bote inflável, com a ajuda apenas de remos para ajudar na direção. Pode ser praticada em duplas ou em grupos, o que deixa a atividade mais divertida.

Várias empresas de turismo oferecem essa modalidade em áreas propícias para a prática, muitas vezes paraísos naturais. Também é essencial usar capacetes e coletes salva-vidas, nunca ir sozinho e contratar um instrutor para te dar as primeiras direções. 

Paraquedismo

Já pensou em saltar de uma aeronave usando um paraquedas? Esse é um dos esportes radicais que mais dá medo, mas também é bastante seguro, especialmente porque você vai começar saltando com um instrutor experiente, que vai ficar responsável por garantir que o paraquedas abra corretamente.

Além da experiência única de voar, você provavelmente vai ter a oportunidade de ver de cima vistas de lugares exuberantes e ainda trabalhar a sua flexibilidade e a sua respiração. Procure uma empresa especializada, a maioria oferece cursos rápidos de algumas horas que já te deixam pronto para o primeiro salto em dupla.

Arvorismo

Para quem gosta de altura, o arvorismo, ou seja, a prática de atravessar plataformas, cordas e pontes suspensas entre as árvores é uma opção que merece ser considerada. Além do contato intenso com a natureza, você vai precisar aprimorar seu equilíbrio e testar alguns limites.

O arvorismo também deve ser praticado com a orientação de profissionais especializados e todos os equipamentos de segurança, que vão te segurar no caso de uma queda. Há destinos com vários níveis de dificuldade, escolha um que te desafie, mas com o qual você se sinta confortável.

Trekking

O trekking, ou simplesmente a prática de fazer trilhas pela natureza, também é considerado um esporte de aventura, especialmente porque existem várias trilhas que não são para iniciantes, como as mais inclinadas, longas ou em mata fechada. Nessas, nunca vá sozinho e se prepare fisicamente.

No entanto, também existem trilhas curtas e consideradas fáceis, que podem ser realizadas por pessoas com menos preparo físico e até por crianças. O mais legal é que muitas trilhas têm como destino final cachoeiras, lagos e praias paradisíacas, juntando, em uma única aventura, esporte e um momento para relaxar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.