Diversidade na cultura: conheça alguns livros e séries LGBTQIAP+

O movimento LGBTQIAP+ é repleto de histórias contra a discriminação, além de atos de luta e coragem para alcançar mais visibilidade maior respeito dentro da sociedade. Mesmo a causa tendo um pouco de notoriedade, ainda não é o bastante para se destacar no mercado editorial.

Por isso, os apaixonados por leitura que desejam embarcar na diversidade que o mundo literário tem a oferecer e conhecer algumas narrativas e séries que retratam os personagens ou temas sobre universo LGBTQIAP+ não podem perder aquela promoção que vai garantir o desconto em livros.

Ficou curioso para saber quais livros e séries LGBTQIAP+ comprar para compor sua lista de leituras? Leia o texto na íntegra e descubra quais foram essas produções.

LGBTQIAP+: na literatura

No mercado editorial, destacam-se algumas produções com temáticas totalmente voltadas para o movimento ou com personagens LGBTQIAP+:

1. Amora

A autora do livro Amora, Natália Borges Polesso, ao perceber a pouca visibilidade que as mulheres lésbicas possuem na literatura, decidiu que só abordaria esse tema nas narrativas. Amora é uma coletânea de contos que fala sobre a autodescoberta feminina, abrangendo vários contextos, idades e mulheres.

2. O amor dos homens avulsos

Escrito por Victor Heringer, esse breve romance conta sobre o processo de amadurecimento e descoberta de um personagem, por meio de um garoto que se apaixona por outro menino que é levado para casa pelo pai. A partir desse sentimento, ele passa por conflitos internos, tornando o final triste e a leitura irresistível.

3. Garota, mulher, outras

Garota, mulher, outras foi escrito pela autora britânica Bernardine Evaristo. Na obra, ela retrata a história de 11 mulheres negras e uma pessoa não-binária. O livro aborda sobre raça e sexualidade — em que algum momento da história, as  personagens se deparam com essa questão. 

4. Guadalupe

Angélica Freitas e Odyr, autora da história em quadrinhos LGBTQIAP+, desenvolveu um romance em que narra graficamente a viagem de Guadalupe e sua tia travesti Minerva. É uma história que envolve a mitologia asteca misturando elementos que deixam a narrativa cômica, assustadora e inusitada.

5. Fun home: uma tragicomédia em família

De Alison Bechdel, Fun home: uma tragicomédia em família é uma união entre quadrinhos e autobiografias que levanta memórias e diversas questões sobre sexualidade, relações familiares e amor. 

LGBTQIAP+: nas séries

Plataformas de streamings, como a Netflix, trazem um catálogo bem diversificado. Confira algumas dicas de séries que abordam o tema LGBTQIAP+.

1. Gatunas

Em 2019, estreou na Netflix a série baseada no livro. Conta a história de três adolescentes que buscam ajuda para lidar com transtorno de controle de impulsos. A personagem principal, Elodie, é homossexual e passa por diversas situações envolvendo sua orientação.

2. Pose 

Traz na narrativa os anos 80, abordando a vida da comunidade LGBTQIAP+ na época, mostrando como os indivíduos lidavam com preconceitos, mas também a beleza dos bailes, músicas e moda da década. Uma série aclamada, indicada como melhor drama no Globo de Ouro. 

3. Sense8

Retrata um grupo de pessoas ligadas psiquicamente, que tentam se proteger contra outras que os veem como ameaças. Quando o grupo se reúne, vivenciam experiências únicas. Encerrada em 2018, é uma das séries mais famosas do mundo com abordagem LGBTQIAP+.

4. Please like me

Uma série de origem australiana, conta a história de um jovem que se assume gay e passa por questões internas que o ajudam no processo de autoconhecimento, enquanto lida com  a mãe que sofre com depressão. Além disso, aborda o tema homossexualidade, sem deixar de ter umas boas pitadas de humor.

5. Queer Eye

É um reality show que ajuda na transformação dos homens com baixa autoestima. Uma série divertida, que traz questionamentos sobre até que ponto há a necessidade de mexer na aparência, fazendo o telespectador refletir sobre a mudança de visual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *