Os macacões e jardineiras são peças chaves que podem compor looks para qualquer estação do ano

Mesmo que os macacões e as jardineiras sejam itens clássicos do guarda-roupa, eles nunca deixaram de marcar presença entre as tendências de moda ao longo da história, garantindo sempre looks práticos e estilosos para qualquer época do ano.    

Seja acompanhada de moletom, sozinha ou junto de acessórios casuais, o que não faltam são alternativas de composições para os consumidores com o intuito de incluir essa peça versátil no dia a dia. 

Para te ajudar nessa jornada de criar looks estilosos com macacões e jardineiras, montamos uma lista de inspirações que podem ser facilmente reproduzidas. Faça a leitura abaixo e confira esses modelos que separamos!    

Como os macacões foram inventados? 

O macacão foi uma peça inventada para a classe trabalhadora no século XIX, sendo pensada exclusivamente para o sexo masculino, que precisava de um modelo de roupa de trabalho que unisse a calça ao avental. Com o envio dos homens para a Primeira Guerra Mundial, ele passou a ser usado também pelo público feminino.  

No entanto, essa vestimenta só deixou o ambiente das indústrias e começou a fazer parte do cotidiano das pessoas após a Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu o movimento de protesto do Clube do Macacão. Essa iniciativa lutava contra os altos preços das mercadorias comercializadas na época, incluindo os itens de vestuário. 

Desde então, os macacões e jardineiras se tornaram peças clássicas e atemporais para o universo da moda, sendo usados de diferentes maneiras nas composições de estilos variados que vão do casual ao mais refinado.  

  

Quais são as opções de looks com macacões e jardineiras?

Muitas pessoas acreditam que não existe outra forma de usar os macacões e jardineiras no dia a dia se não for em looks compostos por apenas esse item, já que eles são completos. Para mostrar que há outras possibilidades de produção com essa peça, montamos a lista a seguir com algumas ideias. Veja quais são!  

Peça única 

Para começar as inspirações, falaremos sobre o modo de uso dos macacões e jardineira da maneira mais simples e tradicional que existe como uma peça única. Essa é uma opção perfeita de look para os dias quentes de verão, já que não é formada pela sobreposição de roupas. 

Uma forma de deixar essa produção mais estilosa é adicionando acessórios que combine com a paleta de cores da peça. O formato do modelo também influencia no resultado do visual, por exemplo, macacões com aberturas nas costas podem resultar em uma aparência mais madura e sensual. 

Combinação com camiseta e moletom

Outra produção atemporal com macacões e jardineiras é a união dessa peça com camisetas e moletons básicos. Nesses casos também é essencial fazer um contraste entre as cores dos itens, evitando modelos muito estampados que podem deixar o look confuso.

O interessante é que essa inspiração serve tanto para as estações mais quentes do ano quanto para os dias frios e chuvosos. Só não esqueça de escolher bem o tecido e o formato do macacão ou da jardineira para que a combinação seja possível, oscilando entre uma peça larga e outra mais ajustada ao corpo.   

   

No estilo casual 

Para quem prefere usar o macacão e a jardineira como uma opção de peça para as atividades do dia a dia, basta combiná-lo com acessórios básicos, como relógios, cintos e tênis de salto baixo, formando assim um look casual e confortável. 

As versões com barra midi ou pantalona deixam essa combinação ainda mais descolada e jovial, podendo ser usadas até em situações que exigem maior formalidade, como no ambiente de trabalho.  

Com a alça solta 

Já que muitos modelos possuem alças ajustáveis com fechos nos botões, uma alternativa ao usar os macacões, principalmente do estilo jardineira, é deixar a parte superior da peça um pouco aberta e solta. 

Esse tipo de look também possibilita uma aparência jovial e descontraída ao usuário. Esse visual inclusive pode ser incrementado com acessórios de cores vivas e até mesmo estampados. 

Composição vintage 

Tendo em vista que já citamos a atemporalidade dos macacões e jardineiras no universo da moda, é claro que não deixaríamos de enfatizar o fato de que essas peças são essenciais para compor looks do estilo vintage, mesclando tendências do passado a acessórios atuais. 

Para obter esse resultado na produção, os consumidores podem combinar uma jardineira jeans, por exemplo, com óculos de sol de armação pequena ou então um chapéu no formato balde. Dessa forma, o look terá uma aparência clássica como das modas fashionistas dos anos 90.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.