Ao navegar em certas plataformas como Facebook ou Linkedin percebe como certos posts têm muitos mais comentários e até mesmo, seguidores do que outros. O motivo disso é o engajamento.

 

As redes sociais possuem um grande poder para ajudar a sua empresa a ganhar mais reconhecimento no mercado, e isso se deve a saber lidar com as redes sociais para obter os resultados que deseja, seja mais seguidores ou gerar mais leads.

Quando se cria uma conta no Instagram, por exemplo, é preciso saber como gerenciar e planejar os conteúdos, e para isso é necessário fazer pesquisa, entender o seu mercado, o seu público alvo, e também, entender como é o seu produto.

 

Gerenciar contas no Facebook ou Instagram, não é apenas postar um post em um horário aleatório. É vital saber quando postar e seguir essa regra. Pois isso é um dos fatores que ajuda no engajamento.

 

Por exemplo, uma empresa que oferta produtos como hidrojateamento de alta pressão, entre outros, anuncia no Linkedin uma parceria que irá beneficiar o produto e os consumidores, e essa novidade irá criar uma interação positiva com as pessoas e a sua marca.

 

Com isso em mente, iremos mostrar algumas dicas de como utilizar as redes sociais da melhor maneira possível para que assim você consiga atingir os objetivos, e são etapas fáceis de seguir.

 

Primeira dica: veja como está o engajamento atual da sua empresa 

 

Antes de pensar em grandes mudanças, pare e estude como as pessoas estão reagindo a sua página na web ou no seu Facebook ou Instagram. Veja quais são seus pontos fortes e suas fraquezas, e só depois de fazer isso, poderá pensar no melhor plano para melhorar.

 

Agora você se pergunta como seria possível verificar tal questão, e caso use o Instagram é muito simples, basta ir para a parte de métricas e nessa área terá as respostas. Se usar o Facebook a mesma lógica pode ser usada.

 

Uma sugestão que damos é usar sites de gerenciamento de redes como o Buffer, Reportei entre outros porque oferecem as métricas de forma ainda mais fácil e pode postar para mais de uma rede.

 

Por exemplo, digamos que uma loja oferta produtos como a impressora fiscal, e usando o Buffer, postou para Facebook, Pinterest e Instagram uma novidade sobre tal item, o público alvo encontrará essas informações com mais facilidade.

 

E ainda permitirá ver o desempenho da sua campanha de marketing e o que precisará ser mudado e o que está dando certo. Em alguns casos, é possível agendar um post para o dia e horário que seja necessário.

Segunda dica: tenha metas definidas

 

Essa é uma meta fundamental para qualquer estratégia de marketing. Mostrar para o seu consumidor a sua meta e valores é tão importante quanto mostrar para os seus funcionários. 

 

A conta na rede social é um cartão de visitas para apresentar ao mundo, e é bom mostrar no que o seu estabelecimento comercial acredita e, no que pode ajudar as pessoas.  

 

Mas em relação aos funcionários, estabelecer metas pode não apenas ajudar no trabalho em equipe, mas na qualidade do produto ou serviço. As metas podem ser as seguintes:

*Obter mais vendas;

* Aumentar o branding;

*Ganhar mais relevância no mercado;

*Oferecer uma boa comunicação entre a empresa e os consumidores.

*Melhorar as franquias estabelecidas.

*Descobrir o que o mercado consumidor pensa a respeito do seu produto ou serviço.

 

Por exemplo, uma equipe de marketing de uma companhia que fabrica rack outdoor, percebeu a necessidade de transmitir mais informações sobre a empresa, é feito um post institucional, o que gera mais leads para empresa e assim garantindo mais vendas.

 

Isso acontece porque não apenas houve uma meta a ser cumprida, mas também, houve um trabalho de equipe que percebeu um problema e, logo, tratou de resolvê-lo de uma forma vantajosa para ambas as partes.

 

Terceira dica: conheça o seu público alvo

Conhecimento é poder, especialmente em relação ao seu público alvo. Entender como os seus consumidores agem, pensam e até mesmo,como compram certos produtos pode fazer a diferença na hora em que a pessoa está indecisa sobre os itens que deve adquirir.

E para terminar, é bom deixar claro que  um bom engajamento requer um bom  plano de marketing, e também é preciso estar apto a mudar pois os seus consumidores estão sempre atrás de novidades.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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