Veja o que é preciso para organizar uma república que seja um ambiente favorável aos estudos e ao convívio coletivo 

A vida em uma república universitária muitas vezes é algo fantasiado como tempos de curtição, festa e novas amizades. Sim, é claro que os anos de faculdade proporcionam aventuras, mas também são marcados por uma vida corrida, com muito estudo e pouco espaço de tempo para se organizar.

Quando se trata de organizar uma república, é preciso levar isso em consideração, pois será um ambiente de convívio entre pessoas diferentes, com hábitos e necessidades específicas. É fundamental ter um “norte” para guiar todos dentro da casa e garantir que cada um cumpra com suas responsabilidades.

Por isso, além de móveis como beliche, armário, mesa, cadeiras, etc., é fundamental ter boas ideias para assegurar que o convívio seja harmonioso e a casa se mantenha em ordem, entregando sempre uma atmosfera adequada para os estudos. 

Saiba que você está com sorte, pois hoje vamos mostrar 5 ideias de como organizar uma república universitária. Boa leitura!

1- O primeiro passo é encontrar um bom espaço

Pesquise nas imobiliárias da cidade locais adequados para dividir o espaço com várias pessoas. O tamanho da casa ou apartamento vai de acordo com o número de estudantes que você pensa em agregar.

Não deixe de levar em consideração o valor do aluguel em relação ao que você e as outras pessoas podem gastar mensalmente.

Também é importante lembrar que normalmente rolam festas nas repúblicas, por isso confira todas as regras antes de escolher o imóvel.

2- Defina boas regras para o uso dos banheiros

O banheiro é uma área crítica de todo ambiente de convívio coletivo. Como ninguém se sente à vontade em limpar a sujeira que os outros deixam no banheiro, é fundamental que este cômodo tenha suas próprias regras de uso.

Estabeleça um rodízio que defina os horários de banho de cada um e deixe bem claro que se sujar é preciso limpar na mesma hora. Para as limpezas gerais, é muito interessante reservar dois dias na semana (faça um rodízio também).

3- Faça uma escala para as faxinas

É muito comum as pessoas caírem na crença de que uma faxina semanal é o suficiente para manter a república sempre limpa. Por isso, é imprescindível criar uma escala para a limpeza da casa, dois dias na semana é o suficiente, três é excelente.

Se tiver duas pessoas na casa, cada uma pega metade da casa para limpar. Se forem mais pessoas, divida os cômodos entre os moradores para que ninguém fique sobrecarregado. Não esqueça, quanto menos suja a casa, mais fácil de limpar. 

4 – A cozinha também precisa de regras

Organizar as refeições em grupo é algo muito difícil, já que cada um tem seus próprios costumes alimentares e comem em horários diferentes. Até podem acontecer refeições em grupo onde todos cozinham e se alimentam juntos, embora a frequência dependa de cada república.

Se cada um for preparar sua comida, é interessante estabelecer um horário para cada pessoa usar o fogão. Assim você consegue evitar transtorno na cozinha e o acúmulo excessivo de louça para limpar de uma vez.

Falando em louça, a regra é clara em toda república: sujou, lavou! Cada morador deve lavar seus próprios pratos, talheres, copos e a louça que usou para preparar a comida. Para as refeições em grupo é muito legal fazer um rodízio para lavar as panelas e demais itens usados para cozinhar.

5- Faça um planejamento para as finanças da república

Se cuidar da própria vida financeira já é uma tremenda dificuldade, imagine o quanto é complicado tomar conta das finanças de uma república.

Para não haver enganos ou faltar dinheiro na hora de pagar as contas, é fundamental juntar todas as despesas que são relativas à casa (aluguel, energia, água, internet, etc.) e dividir o total pelo número de pessoas que moram na casa.

Também não se esqueça de ter uma planilha para saber o que tem que ser pago, o valor de cada conta e quais pessoas já contribuíram com os gastos. Os comprovantes devem ser todos guardados e de fácil acesso para que todos possam conferir os valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.