No marketing digital muitos conceitos apenas trocam de nome e tem algumas atualizações, por isso é importante verificar os primeiros passos que foram dados dentro dessa área, organizando de maneira fácil os pilares de que existem até hoje dentro da área de publicidade e propaganda.

Assim, é possível verificar que os 4Ps, que são os quatro pilares básicos de uma estratégia de marketing, sendo eles preço, produto, praça e promoção, ainda são utilizados até hoje como um processo prático de instituir canais ativos de vendas, a fim de se ter um bom posicionamento de mercado e ter uma ótima taxa de conversão de clientes.

Para isso, é interessante para uma empresa fazer uso dessa estratégia tão essencial para os meios de comunicação, pois ela simboliza a base de qualquer estrutura de vendas de produtos, como uma mesa rústica de madeira. Por isso, esse artigo trará mais informações acerca dessa estratégia. Quer saber mais sobre ela? Então continue com a gente e aproveite a leitura!

O que são os 4 P’s?

Como já evidenciado, essa estratégia está pautada em um processo ativo de vendas, a fim de garantir uma maior eficácia de mercado e, assim, gerar uma boa posição de mercado para a sua empresa. E significam:

Price (preço)

O preço é uma parte fundamental de qualquer estratégia de vendas, pois é ela que irá ditar se será possível atingir o seu público de interesse ou não, além de servir de base para outros produtos semelhantes. Ou seja, é possível colocar o preço de um armário de aço 2 portas acima do mercado, mas quais dos seus clientes fixos poderão adquirir ele?

Por isso, essa estratégia é tão importante para uma empresa, pois vai envolver decisões essenciais na hora de compor um anúncio de um produto, fazendo com que seja possível analisar como está o seu mercado, o poder de compra dos seus clientes, entre outros dados.

Product (produto)

Estabelecer o produto que a sua empresa vai ofertar para o mercado é uma das primeiras coisas a se pensar, principalmente no que tange a sua estabilidade de mercado, visando a forma como ele será posto e consumido pelos clientes, entre outros fatores.

Além disso, é possível verificar, a partir dessa estratégia, qual será as inovações que ele terá em relação à sua concorrência, podendo ser um destaque entre os produtores de tinta térmica, por exemplo.

Place (praça)

Conhecer a sua área de atuação é essencial para que o seu negócio possa fluir como deve, além de garantir que seja mais fácil se destacar entre os concorrentes a partir do momento em que se sabe da demanda de mercado que os consumidores necessitam. 

Esse “p” vai simbolizar toda a estrutura de mercado que a sua empresa vai ter em relação à área de atuação, ou seja, como ela vai estar posicionada e também a sua relevância em relação às outras do mesmo segmento.

Promotion (promoção)

Essa parte da estratégia está voltada para o processo de fidelização do cliente, ou seja, favorecendo a compra dos usuários de interesse, fazendo com que ele possa voltar a consumir mais produtos da sua empresa, a fim de garantir uma movimentação de mercado positiva. 

É uma ótima maneira de estimular o seu público consumidor a verificar que a sua empresa está interessada em saber sobre as necessidades dele, a fim de emplacar ofertas limitadas que trarão imensas vantagens para ele, e para a sua empresa também.

Sendo assim, é possível ver a importância de se ter essa estratégia alinhada em seu negócio por ser um ótimo meio de se destacar dentro do mercado, a fim de atingir mais grupos de interesse e ter uma presença efetiva dentro dos meios empresariais.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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