O time de vendas é o braço direito de toda a empresa. Nele está fundamentado todo o conceito de lucratividade e a partir desse setor, todo o processo produtivo da empresa entra em funcionamento.
Uma equipe que desenvolve técnicas de venda, pode alcançar uma série de benefícios, como por exemplo:
- Aumento do número de vendas
- Aumentar o número de clientes
- Melhorar os índices de rentabilidade e lucratividade
- Gerar valor de capital para empresa
- Entre outros
As técnicas são instrumentos que podem ser utilizados em momentos específicos de uma negociação. Entre inúmeras possibilidades, existem técnicas para vender mais, técnicas para reter clientes e técnicas para fidelização.
Equipe de vendas e o desenvolvimento de técnicas
A maior parte das empresas encontra o lucro através das vendas. Algumas vendem servomotor, outras vendem roupas, alimentos ou bens de consumo.
Independente de qual seja a sua finalidade social da empresa, as técnicas de venda são ferramentas universais que devem ser usadas pelo time de vendas para conseguir melhores resultados e aumentar a produtividade.
A seguir você vai acompanhar três técnicas de venda que são fundamentais para que o seu time execute quando estiver em negociação. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
1 Explique o produto
É muito comum vermos equipes de vendas que não sabem exatamente do que se trata o produto que estão vendendo. Se o cliente percebe que o próprio vendedor não tem total domínio sobre o produto, as chances de conversão são muito reduzidas.
Por isso é importante fazer treinamentos de equipe e explicar o produto e as suas principais características, para que o colaborador não caia em contradições durante o atendimento e consiga desenvolver as outras técnicas que falaremos a seguir.
2 Determine o custo-benefício
Vamos supor que sua empresa vende o serviço de limpeza de fossa, por exemplo, o que diferencia o seu trabalho para o de concorrências?
Essa reflexão mostra que uma das técnicas importantes que o time de vendas precisa administrar é a determinação do custo-benefício que está oferecendo ao cliente.
O cliente precisa notar o fator diferencial para que sua empresa seja considerada a melhor opção, e isso pode se dar de diversas maneiras, como por exemplo:
- Menor preço
- Maior garantia
- Tempo de trabalho
- Maquinários eficientes
3 Técnicas para driblar rejeição
Sabe aquele velho ditado “o não você já tem, então porque não tenta?”. No mundo das vendas é mais ou menos assim que funciona.
É natural que a primeira reação da pessoa abordada seja dizer que não tem interesse no produto ou serviço oferecido.
Sabendo que a rejeição vai acontecer, é importante que o time de vendas esteja instrumentalizado com técnicas para driblar rejeições.
Quais são essas técnicas para driblar a rejeição?
Isso é determinado por cada segmento, por isso é importante conhecer a fundo a fundo o mercado comercial do qual a empresa opera.
Mas vamos supor que você esteja vendendo bota de segurança, por exemplo, quando o lead em potencial rejeitar a oferta, sua empresa pode contra-argumentar, flexibilizar valor, aumentar o parcelamento, estender a garantia, mostrar depoimentos de clientes satisfeitos, oferecer brindes, entre outros.
Essas são as técnicas fundamentais para instrumentalizar o time de vendas e alcançar melhores resultados.
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais